Indicadores X Grau de Confiança

Muitas empresas consideram ter total controle da formação de seus indicadores e um profundo entendimento dos mesmos no dia a dia corporativo. Porém, muitas vezes o processo de construção destes indicadores, permite que o entendimento seja diferente do que é a realidade da empresa trazendo uma visão distorcida e influenciando negativamente a tomada de decisões estratégicas. Seguindo com este viés, muitas vezes o resultado real da empresa é imensamente distante do projetado, o que resulta em revisões orçamentárias. Estas revisões, acabam saindo muito caro por parte da empresa com a ocupação de cargos estratégicos dedicados ao retrabalho das projeções com a finalidade de ter algo mais próximo da realidade.

Mas qual é a causa deste problema?

Este é um problema descentralizado e que está ligado ao processo completo de formação dos números da empresa, desde sua fase inicial. Então listarei alguns pontos como exemplo:

  • Falta de clareza na definição do processo que constrói o indicador;
  • Erro de interpretação em alguma fase do processo;
  • Falta de entendimento profundo do conceito de tal indicador;
  • Incapacidade de relacionar tal indicador ao ponto de visualizar seus efeitos em cadeia e assim por diante;

Mas como reduzir o risco ao erro?

Os principais pontos são:

  • Clara definição dos processos de geração de indicadores;
  • Determinar pontos no processo e responsáveis por conferir o andamento do mesmo;
  • Esclarecer a todos os envolvidos no processo de criação/atualização dos indicadores, a sua real importância e utilidade;
  • Compartilhar sempre o produto final para que todos sintam-se responsáveis pelo bom e pelo não tão bom trabalho executado;

Claro que toda e qualquer informação dentro de uma empresa é construída por dois principais agrupamentos, que são o sistema utilizado pela empresa e as pessoas que nele trabalham. Tudo que foi dito anteriormente, considera que o sistema funciona em sua plena forma, caso contrário haverá a necessidade de a empresa fazer um investimento na aquisição de um sistema mais completo e/ou prover alguma solução de correção do sistema utilizado.

Atualmente, com toda evolução tecnológica é possível gerar todos os indicadores de forma automatizada e com a plena certeza do cumprimento de todas as fases do processo com excelência. Recentemente, surgiram no mercado empresas especializadas na geração destes indicadores e relatórios por meio de algoritmos e com alto nível de qualidade trazendo maior credibilidade, segurança, transparência e velocidade para estas rotinas, adicionado a uma redução drástica de custos que vão desde a redução de espaço necessário do escritório, materiais de consumo, infraestrutura de TI até redução da folha de pagamento.

É uma questão de tempo para que o mercado entenda que muitos processos podem ser automatizados de forma que as empresas mantenham somente cargos estratégicos. Os responsáveis pelas áreas geradoras de informações estratégicas que tiverem resistência a essa evolução tecnológica, correm o risco de continuar com indicadores que não refletem a realidade, gastando muito tempo/dinheiro para gerar as informações, gerando retrabalho e perdendo para concorrência na questão velocidade, precisão e clareza nos processos de tomada de decisão. Não há mais tempo a perder com rotinas e que este tempo seja empregado a estratégia do negócio.

Anderson Santos – Consultor na ackno.com.br

 

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